O Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizou uma série de levantamentos nas décadas de 1980 e 1990 nos estados de Tocantins, Pará, Paraíba, Pernambuco e Bahia, onde foram constatados depósitos minerais com milhões de toneladas de ouro, diamante, fosfato, caulim e agrominerais. Estas áreas fazem parte dos cinco ativos minerários que serão leiloados pelo SGB no dia 18 de outubro, às 10 horas, por meio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.
O leilão acontecerá na sede administrativa do SGB, na cidade do Rio de Janeiro, com um mês de antecedência à realização das sessões públicas que preveem a cessão dos direitos minerários das cinco áreas. “Os leilões representam uma grande oportunidade para que estas localidades recebam investimentos e vivam, em um futuro breve, uma nova realidade. É preciso esclarecer que os leilões integram a primeira etapa do processo, quando os interessados fazem a oferta para arrematar um dos lotes disponíveis, tendo ainda pela frente outras quatro etapas que devem ser cumpridas legalmente. Ainda assim, mesmo sendo uma etapa inicial, a economia local será movimentada em curto prazo, gerando receita por meio do setor de produtos e serviços considerando a chegada dos profissionais que serão responsáveis pela segunda etapa, que é da pesquisa mineral”, disse o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo.
Segundo Melo, conforme a experiência de cidades com ativos minerários já leiloados pelo SGB por meio do PPI, a estadia de pesquisadores a partir da segunda etapa incide em hospedagem, em consumo para refeições e aquisição de itens pessoais no período de realização, além da necessidade da contratação de mão de obra local para determinados serviços. “Os ativos já representam benefícios à população devido à receita gerada em hotéis, restaurantes, supermercados, farmácias e lojas de mantimentos, bem como pela abertura de postos temporário de trabalhos”. As informações detalhadas sobre cada um dos cinco leilões, que acontecerão simultaneamente no dia 18 de outubro, estão disponíveis no link
https://www.sgb.gov.br/publique/Acesso-a-Informacao/Leiloes-dos-Ativos-Minerarios-do-SGB-6571.html.
Fonte: Brasil61